"Pinocchio"

uma história de circo

Fotos: Gil Oliveira

Uma trupe de circo que se apresenta pelas mais diversas cidades com seus shows musicais, dramas e melodramas, resolve apresentar a estória do boneco de madeira que vivia contando mentiras.

Pinocchio é o seu nome e ele vai se aventurar pelos mistérios do circo, cair nas armadilhas da raposa, viajar para a Ilha das travessuras, e perceber o que acontece com quem é desobediente e não fala a verdade.

É claro, que os ensinamentos da fada azul, uma fada muito atrapalhada, vão ajudá-lo, mas não seriam tão fáceis de compreender se não fosse a clareza de sua consciência, um grilo falante.

De todos os clássicos infantis Pinocchio é com certeza um dos mais famosos e didáticos que se conhece.

A questão da mentira, que está presente em uma ou várias fases da vida da criança, oferece um grande material de pesquisa, contudo, a criança normalmente mente e isso também não precisa ser considerada uma coisa de outro mundo.

Assim como toda companhia ou grupo, ao montar “Pinocchio”, trazemos um olhar próprio sobre a obra de Collodi: Gepeto é um homem sozinho e queria muito ter um filho. Certo dia, encontra um pedaço de madeira encantado, da qual faz Pinocchio. Quando menos se espera, Pinocchio está falando, andando e se comportando como gente. Ao se comportar como gente, certamente erra e ao contrário de um pensamento punitivo, no qual a criança que erra deve pagar pelos seus erros, lançamos a problemática na qual a criança que erra deve pensar nos seus erros, porém os adultos devem levar em considerações as condições dadas e se questionar sobre o papel formativo que têm em relação a criança.

Sendo assim, nosso “Pinocchio”, vem de encontro com o que se pensa nos moldes mais modernos da educação, questionando valores e práticas dos adultos, que cobram posturas que nem sempre podem cumprir e também numa relação de troca e não apenas de cobrança.

O espetáculo discute ainda, implicitamente, questões como relações de amizade, bulling e o papel da família na vida escolar e social.

SINOPSE COMPLETA

 

Pinocchio” é uma peça livremente inspirada no original de Carlo Collodi.

O espetáculo começa com Gepeto, que se sentindo muito sozinho resolve criar um boneco, mas um boneco que pudesse ser como um menino, que pudesse falar, dançar, andar, enfim, que pudesse ser seu filho.

Gepeto encontra uma madeira encantada e resolve que fará o nariz do boneco com essa madeira. Pede incessantemente que seu desejo se realize e por esse motivo a fada azul, aterrissa na marcenaria e dá vida ao boneco.

Pinocchio, assim que começa a andar, só pensa em uma coisa: em brincar. Mas Gepeto logo o avisa que irá para a escola.

O Grilo falante é nomeado sua consciência, mas quando menos se espera, Pinocchio está sozinho, rumo à escola.

No caminho conhece uma Raposa, que anuncia a chegada de um circo. Ao vê-lo, a Raposa fica interessada e o seduz para que assista ao espetáculo que acontecerá no circo.

Pinocchio dá sua única moeda, que seria para comprar seu livro para estudar e dessa forma, fica para assistir o Circo.

Stromboli, o dono do circo conhece Pinocchio e logo vê no boneco uma forma de ganhar dinheiro. Prende Pinocchio numa jaula, mas a fada azul aparece para ajudá-lo.

Ao responder as perguntas da fada sobre o que aconteceu, Pinocchio mente e seu nariz cresce. A fada o livra da jaula, mas vai embora e esquece de voltar o nariz ao normal. Pinocchio livre, promete que vai à escola e se comportar bem, mas quando menos espera encontra Malagueta, um menino levado, que diz adorar fazer maldade. Malagueta o convida para ir para a ilha das travessuras, um lugar no qual não tem professores, nem escolas. Onde se brinca todos os dias à vontade. Pinocchio chega na ilha com Malagueta. O grilo, que sempre tenta aconselhar Pinocchio está à procura de Pinocchio, até que chega na ilha também e acha o lugar muito estranho. Pinocchio e Malagueta correm nas barracas de doces, conhecem a casa da destruição, a mansão da bagunça, o chapeú dos desejos, enquanto isso vão se transformando em burrinhos. O grilo aparece para ajudar Pinocchio que está se transformando em burrinho e com muito esforço conseguem fugir. Malagueta não se salva, pois já estava totalmente transformado e não conseguia andar direito.

Pinocchio e o Grilo chegam na casa de Gepeto, mas para a surpresa dos dois a casa está vazia. Procuram Gepeto por todos os lugares, até que suspeitam que ele esteja no mar.

Pinocchio e Grilo Falante se aventuram em busca de Gepeto no mar. De repente uma onda muito forte, aparece, e na sequencia uma baleia engole Pinocchio de uma vez.

O grilo conseguiu escapar.

Nesse momento, para não aterrorizar os pequenos, a fada azul congela a cena e conta o que aconteceu com Pinocchio.

Com magia, a fada azul mostra o que está acontecendo na barriga da baleia.

Na barriga da baleia, Gepeto e Pinocchio conversam e tentam achar uma saída. Gepeto conta que podem fazer comida para não morrerem de fome e Pinocchio traça um plano, dizendo que podem fazer fumaça para a baleia espirrar.

O plano dá certo e a baleia espirra, libertando Pinocchio e Gepeto.

Todos chegam em casa, mas Gepeto está muito mal.

A fada azul pede para que Pinocchio busque folhas de uma figueira encantada para fazer um chá para Gepeto que está morrendo. O boneco sai. A Fada explica que Gepeto está próximo do fim. O grilo se desespera com a notícia. Pinocchio volta com as folhas da figueira e está transformado em menino de verdade. A fada toma o chá e diz que tudo era um combinado com Gepeto e que ele estava ótimo e que tinham que comemorar que Pinocchio agora se tornou um menino de verdade.

Todos dançam felizes. Pinocchio questiona se conseguirá ser bom num mundo onde tantos mentem, fazem falcatruas e trapaças. Pergunta sobre a impunidade da raposa, e das questões que vivenciou. Gepeto orienta Pinocchio e diz que tirou o dia para brincarem. Todos brincam com Pinocchio que agora é uma crinça como todas as outras.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

 

A estória de Pinocchio é repleta de ensinamentos. Um dos principais e mais explícito é o de falar a verdade e enfrentar os problemas e situações com clareza e sinceridade.A criança que aprende isso, com certeza terá menos problemas na vida adulta.Várias questões aparecem no texto de forma implícita como o respeito aos mais velhos, o valor das relações de amizade, aos laços familiares, etc.O espetáculo pretende abarcar o adulto também, pois nesse caso, ele é parte fundamental para a construção dos saberes da criança. Há um mundo fora do ambiente escolar e do ambiente familiar cheio de percalços e claro, entendemos que assim como Gepeto, os pais orientam os filhos no caminho que acreditam ser o mais correto para eles, porém, cabe aos tutores realizar uma orientação assistida para que esse caminho correto que se deseja, seja alcançado. Logo no começo do espetáculo, Gepeto vende seu casaco para comprar o livro de Pinocchio, e, mesmo sabendo da importância que tem a moeda que leva consigo, Pinocchio faz a escolha de dá-la à Raposa para poder assistir o Circo. A raposa persuade, porém quem faz a escolha é Pinocchio. E fazer boas escolhas quando se é criança não é tão simples quanto parece.Ao perguntar a uma criança se quer fazer lição ou brincar, o mais provável é que ela responda que quer brincar, porém, cabe ao adulto também dar significado a esse ato de fazer à lição.O espetáculo aos poucos vai mostrando as más escolhas de Pinocchio e as consequências delas, como por exemplo, quando vai para a Ilha das travessuras e quase vira burrinho, para depois se arrepender amargamente.Dessa forma, Pinocchio está sempre errando e aprendendo. Ao chegar ao final do espetáculo, Pinocchio questiona se conseguirá continuar falando a verdade e sendo um bom menino. A resposta de todos é que sim, pois ter valores e comportamento ético é o que se espera de um menino e um ser humano de verdade.

PROPOSTA DE ENCENAÇÃO

 

O espetáculo utiliza a Linguagem de Circo-Teatro como pano de fundo da encenação.

O caráter mambembe do circo-teatro, suas características como as gags dos palhaços e o melodrama, são utilizados na encenação de forma que auxilie a contar a estória e amplie artisticamente o conteúdo do espetáculo.

A pesquisa corporal é baseada na comedia dell’arte e no circo-teatro.

Utilizamos também alguns recursos do teatro dialético de Bertolt Brecht como soluções cênicas e na tentativa de melhorar o caráter didático do espetáculo, como no caso da baleia, no qual a fada congela a cena e narra os acontecimentos.

Nesse momento também lançamos mão de um recurso já utilizado em nossos espetáculos “O Jogo do Folclore” e “As Aventuras de Peter Pan e Sininho”, que é o teatro de bonecos, no qual réplicas de Gepeto e Pinocchio se movimentam dentro da barriga da baleia.

Há uma crítica aos pais que por motivos muito próprios do século XXI, acabam sendo um pouco displicentes com seus filhos, deixando-os a mercê de desenhos da Cartoon Network ou dos conhecidos filmes da Disney. Essa crítica é apresentada no papel da fada azul, que para nós representa a mãe de Pinocchio e está sempre com pressa, tendo que dar conta de mil e uma coisas.

A Fada azul, por exemplo pede ao grilo para auxiliar Pinocchio, para tirar seu corpo da jogada. Depois vai salvar Pinocchio e esquece de voltar o nariz ao normal e no fim, vendo que tudo está indo bem, pede uma música que tenha todos os clássicos mais conhecidos, pois aí, é certeza de diversão garantida.

É claro, que essa crítica está implícita na encenação e nos divertimos com fada politicamente incorreta e com o pout porri da Disney e não há motivo para não se divertir. Alegria contagia e queremos que nosso Pinocchio contagie também.

 

ASPECTOS TÉCNICOS DO ESPETÁCULO

 

O CENÁRIO é composto de tecidos que formam um desenho que lembra um circo no fundo e por estruturas de metal que formam prateleiras, a casa de Gepeto e a barriga da baleia.

É um cenário de fácil montagem, se adaptando a várias realidades, desde um teatro propriamente dito até o pátio de uma escola ou uma praça.

O TEXTO parte de um dinamismo cênico, com cenas rápidas e construções objetivas de imagens.

O espetáculo tem DURAÇÃO de 50 minutos.

As MÚSICAS de Pinocchio são na maioria instrumental. No final há um pout porri de músicas de clássicos da Disney.

O espetáculo pode ser realizado com ILUMINAÇÃO simples, mas na possibilidade da utilização de recursos específicos de iluminação (conforme descrito no mapa de luz), a luz acrescenta efeitos lúdicos ao espetáculo.

Necessitamos de 120 minutos para a MONTAGEM do cenário e 60 minutos para DESMONTAGEM.

FICHA TÉCNICA

 

Texto e Direção Rodrigo Ximarelli

Elenco Dimas Stecca, Luana Tonetti, Lucas Barbugiani, Lucas Pedroso e Shanny Segade

Desenho de Luz Rodrigo Ximarelli

Técnica de Som e Luz Hamilton Fernandes

Cenografia Rodrigo Ximarelli

Figurinos Dimas Stecca

Visagismo Gil Oliveira

Coreografias Dimas Stecca e Lucas Barbugiani

Faixa Etária A partir de 2 anos

O espetáculo estreou em Maio de 2015 e já realizou uma média de 20 apresentações em escolas e teatros, Em novembro de 2015 esteve em cartaz no Teatro Amil em Campinas

Vídeo

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